quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Redução de estômago sem bisturi.

Em MADRI as operações sem bisturi nem fio de sutura são a última novidade em cirurgias de redução de estômago minimamente invasivas e com pós-operatório de um dia, segundo reportagem publicada no jornal "El País".


- A cirurgia tem menos de um ano no mundo - explica o médico Adelardo Caballero.


A operação parece simples: depois da anestesia é introduzido um endoscópio pela boca do paciente. O aparelho tem uma espécie de pinça na extremidade para colocar grampos dentro do estômago, em contato com a parte exterior, que cicatriza e se une - sem perigo de aberturas na mucosa, que tem pouca aderência.

- Contando assim parece fácil, mas tem que saber onde e quanto grampear - explica o médico.

O madrilenho Enrique Lucini, de 49 anos, perdeu 19Kg em um mês depois de uma intervenção deste tipo. Com 1m85cm ele pesava 131Kg e estava bem, mas optou por uma "medida preventiva" e colocou 15 grampos em 45 minutos.

- Fechamos a parte superior do estômago, zona onde se produz a grelina, hormônio que sinaliza a sensação de fome para o cérebro. Ao reduzi-la produzimos um efeito de saciedade - diz o médico.

A técnica tem ainda a vantagem de um pós-operatório curto, de um dia, em média. Depois disso o paciente tem que seguir um programa de dois anos, com psicólogo, nutricionista e personal trainer.

- Seguir o programa é muito fácil, faço os exercícios e me canso menos. Agora me olho no espelho e me reconheço, mesmo faltando ainda perder 17Kg - diz Lucini.





Tiago Alves Matias




Nenhum comentário:

Postar um comentário